Definição de "Hijab":
A questão do “hijab” ou véu islâmico é um ponto polêmico para
os não-muçulmanos (e até para alguns muçulmanos). Em primeiro lugar
deve-se definir o uso do termo “véu islâmico”.
Este termo frequentemente assume vários significados que vão desde a
colocação de um lenço para cobrir os cabelos até um véu, no sentido real
da palavra, cobrindo o rosto da muçulmana.
Deve-se ressaltar que a maioria dos estudiosos muçulmanos não consideram obrigatório cobrir o rosto, baseados em interpretações dos versículos do Alcorão e em um "hadith" do profeta (SAWS) que diz que a muçulmana deve cobrir todo o corpo, com exceção do rosto e das mãos (e eventualmente também os pés).
Entretanto uma minoria considera a cobertura do rosto obrigatória ou pelo menos altamente recomendável. De qualquer forma nada impede que a muçulmana
cubra o rosto se assim desejar, por acreditar que fica menos sujeita ao
assédio ou se considerar que é um dever religioso.
A definição de “hijab” ou véu islâmico adotada aqui seria a cobertura de
todo o corpo da mulher com exceção do rosto e das mãos. Existem duas
correntes básicas com relação ao tipo adequado de "hijab" e se baseiam em
interpretações diferentes do significado da palavra árabe "jalabib",
plural de "jilbab" no versículo corânico referente ao uso do "hijab".
"Ó Profeta, dize a tuas esposas, a tuas filhas e às mulheres dos crentes
que (quando saírem) se cubram com suas "jalabib", ..."
(Alcorão surata 33:59)
Uma se apega ao significado de "jalabib" no período da revelação
corânica, que tinha um sentido amplo e não se referia a um modelo
específico de vestimenta. Sendo assim, entendem que qualquer vestimenta
que não seja justa e/ou transparente, e que cubra o corpo da mulher com
exceção do rosto e das mãos, pode ser usada pela mulher muçulmana, não
havendo também qualquer especificação quanto à cor da roupa, embora o uso
da cor branca, por estar relacionada à pureza e ser mais agradável aos
olhos, tenha sido recomendada pelo profeta Muhamad (SAWS) para homens e
mulheres.
Dentro desta corrente, alguns argumentam que a mulher muçulmana não pode
(ou não deve) vestir calças compridas, alegando que é uma vestimenta
masculina e que um “hadith” do profeta Muhamad (SAWS) proíbe homens e
mulheres de imitarem uns aos outros.
O uso de calça comprida como vestimenta exclusivamente masculina é padrão
de muitas culturas mas não de todas. A roupa usada pelos homens árabes se
assemelha a um “vestido”, para os padrões ocidentais. Por outro lado, a
roupa típica das paquistanesas, muçulmanas, é calça comprida combinada com
uma túnica longa.
Portanto, este argumento quando utilizado isoladamente
parece não ser forte ou convincente o bastante, principalmente se levado
em conta que o Islã tem uma mensagem universal, para todos os povos, e que
uma pessoa que se “converte” ao Islã não tem que abrir mão de sua cultura
original, a não ser no que conflitar com os ensinamentos islâmicos.
Quanto ao “hadith” mencionado, alguns estudiosos entendem que uma análise
mais cuidadosa de seu conteúdo sugere que a proibição de homens e
mulheres imitarem uns aos outros está mais ligada à recomendação de que
homens não tentem se passar por mulheres adotando seus gestos, etc., e
vice-versa.
A outra corrente apresenta justificativas para a adoção de um padrão mais
"ortodoxo" de "hijab" e entende que a muçulmana deve usar a "jalabib" (ou
roupa) utilizada pelas muçulmanas na época do Profeta especificando um
tipo ou modelo de roupa a ser adotado pela muçulmana. Este modelo seria um
vestido longo, folgado e sem recortes, com o qual a palavra árabe
"jalabib" foi associada posteriormente.
Segue-se a isto a recomendação de cores escuras por serem mais sóbrias.
Quanto ao uso do véu, o entendimento em relação a obrigatoriedade de seu
uso deriva da interpretação da palavra "khimar" no versículo do Alcorão.
"...que cubram o peito com seus "khimar" (véus)..."
(Alcorão surata 24:31)
A maioria dos teólogos e tradutores do Alcorão concordam que esta palavra
se refere a um lenço amplo usado pelas mulheres na época do Profeta (SAWS)
que cobria a cabeça, pescoço e talvez os ombros, deixando o restante
exposto. Portanto foi ordenado às mulheres que cobrissem também seus
peitos continuando naturalmente a cobrir a cabeça, pescoço e eventualmente
os ombros.
NIQAB |
BURKA |
Em baixo fotos de raparigas Egipcias. Em Exemplo de HIJAB, usado de maneira simples ou mais elaborada.
Desmistificando a ideia de que muçulmanas andam de preto e tapam a cara, etc.
Pode se usar uma tunica ou blusa de manga comprida com calças de ganga, saias, calças. De preferencia sem delinear muito o corpo (embora muitas o fazem e eu acho muito feio, e perdo o seu significado)
Embora eu tenha mostrado a minha mãe muitas fotos de hijabis ela continua como uma mula teimosa a não concordar em me deixar usar hijab. Eu neste momento tenho 23 anos de idade, sou maior e tomo as minhas decisões mas como eu vivo com ela é melhor não criar confusão.
O problema é que ao que parece pelas nossas conversas ela tem medo e vergonha por ela mesmo, da reação das pessoas conhecidas e não por mim. Isso já é egoismo e hipocrisia.
Eu vivo num país onde é normal andarem com roupas minusculas a mostrarem tudo e mais alguma coisa mesmo sendo gordas e feias. Então qual é o problema de eu querer usar hijab?????
Já que aqui é uma baderna????
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