This is a msg from a non muslim that i saw in one site and i loved:
I am not Muslim, but have quite a few Muslim friends and I know enough overall about this religion to know that it is based off of a peaceful nature and directs people towards being kindhearted. So, for those of you who disprove of what this woman is wearing I think it best if you yourself remember your religious values (or if you don't have a religion morals at least) before you start saying hateful things. Everyone has a right to express their opinion please just do it w/ class and kindness. My personal opinion is that this is a great message to spread to naive people who hate on this religion because it is linked to terrorist attacks (yet ignore the fact that all religions went wrong somewhere due to being used for justification of violent acts.) People who practice Islam are just like the rest of us they deserve a spot in the media and equal rights as well as the right to publicly support their beliefs.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O Islão, o hijab, as convertidas em PORTUGAL

Gostaria de partilhar com quem quizer ler e com os meus irmãos e irmãs que falam a língua portuguesa esse artigo que saiu no semanário Expresso, o mais conceituado do país e que se encontra agora disponível online no seguinte link:
http://aeiou.expresso.pt/por-tras-do-veu=f590046

Acho que é um artigo pioneiro num país onde somente cerca de 1% da população é muçulmana, e onde desta, uma percentagem bem diminuta das mulheres usa o hijab no dia-a-dia. É um bom incentivo ao uso do hijab entre as irmãs e mostra claramente que é uma escolha em obedecer a Allah, e que a mulher que o usa não é nem oprimida nem fanática.

Precisamos que as irmãs não se envergonhem do lenço, que é um símbolo de sua submissão a Allah e também uma protecção.

Reparem bem nos comentarios a baixo do artigo.

Sinto muita pena dos "gajos" que comentaram o artigo daquela maneira, claro que cada um tem o direito a sua opinião mas não de uma maneira como estão a fazer.

Eu, tal como muitas outras, uso o hijab por que me faz sentir bem, sinto me protegida. Não sou feia e com os cabelos que dão inveja a qualquer mulher por causa do comprimento :-) já lá vaiiiiiiiiiiiii. Mas nunca gostei da forma como olhavam para mim, assim me sinto tão livre, tão bem. É a minha escolha e a minha opção. Assim como eu respeito a decisão das mulheres que mostram tudo e mais alguma coisa, a vida é delas e o problema é delas, assim eu quero que não se metam na minha vida.  

Gostaria de ouvir a vossa opinião sobre o artigo, quando acabarem de ler.



E aqui vão FRAZES DO ARTIGO QUE ME CHAMARAM ATENÇÃO.

"Segue o Islão, não os muçulmanos." uma fraze do artigo que eu adorei. E a meu ver eu entendo a fraze como:
Muitos muçulmanos tem dado mau exemplo não só a Umma (comunidade islamica) mas tambem aos não muçulmanos. Muitos muçulmanos vivem o Islão de acordo com os custumes e leis do seu país ou povo, o que torna as coisas destorcidas, a religião é uma coisa e os custumes e habitos são outra coisa.
O Islão é uma religião imutável, não muda para agradar ninguem nem para não perder "adeptos" digamos assim. E quando temos alguma duvida podemos perguntar a alguem mas sempre procurar a resposta no Corão, e quando precisamos de um esclarecimento temos que ter o bom senso de filtrar as informações. Eu por exemplo já pedi informações a alguns muçulmanos que disseram o que ouviram ou a sua versão dos factos.


 "Uma freira usa o véu por opção religiosa, porque é que com as muçulmanas não pode ser o mesmo?" Realmente sobre este aspecto eu não entendo qual é o drama.

"A Europa é tão democrática que devia aceitar o Islão como uma religião - e não como uma cultura invasora", defende. Talvez por isso seja contra o uso da burqua ou do niqab nos países ocidentais: "Tem de haver equilíbrio, e o isolamento excessivo dá má imagem da religião. Não posso falar à sociedade de dentro de uma caixa."



6 comentários:

  1. Ver tambem :
    Mulheres nas varias religiões e culturas
    http://averdadeesquecida.blogspot.com/2011/05/mulher-nas-varias-religioes-e-culturas.html

    The purposes of the "Hijab": As Finalidades do "Hijab":
    http://averdadeesquecida.blogspot.com/2011/05/as-finalidades-do-hijab.html

    ResponderEliminar
  2. Salam, abençoado seja 1433!

    Saudades de suas visitas e comentários...

    ResponderEliminar
  3. Waleicum salam querida
    e para ti tambem que seja abençoado
    tenho tido pouco tempo, mas já normalizou :-P

    ResponderEliminar
  4. Eu gostaria de saber se é ofensivo para uma jovem (22anos) que n conhece a cultura começar a usar o hijab? N gostaria de ofender ninguem, mas acho lindissimo

    ResponderEliminar
  5. Olá Luisa, :-D
    Não é ofensivo de maneira alguma, até porque no cristianismo e judaismo (religiões irmãs do islão) tambem falam sobre o véu.
    Eu tenho conhecidas dos EUA e UK que são cristãs e usam o hijab e algumas frequentam as igrejas. Elas dizem que no inicio foi dificil pricipalmente a aceitação por parte dos mais velhos, mas elas tiveram o cuidado de mostrar partes da biblia que falavam sobre o lenço e tambem sitaram as imagens da virgem maria...... então acabaram por aceitar e é uma coisa normal no meio onde elas vivem.... (até as velhotas apoiam).............
    Mas depende da mentalidade e do grau de ignorancia das pessoas, eu estive em portugal em agosto de 2012, numa aldeia ao pé de Bombarral, ... depois de voltar para o meu país tiveram o descaramento de me mandar dizer que na aldeia não gostam da minha maneira de vestir e para mudar................
    Sabes, cada um é livre de fazer o que quizer, desde que não ofenda nem prejudique ninguem. A minha maneira de vestir não ofende nem prejudica a ninguem e é da minha conta como eu quero me vestir. Mas as pessoas são bastante hipocritas. Hoje em dia é normal mostrar tudo e mais alguma coisa, o contrario é aberração. :-/
    Eu uso o lenço não só pela religião, mas pricipalmente porque me sinto confortavel, confiante e "protegida" (já que não há nada para ver). Tento usar roupas como calças, vestidos, tunicas.... parecer o mais normal aos olhos do ocidente, há quem goste e há quem tem a lata de dizer: tira o lenço porque eu não gosto.....

    posso ficar aqui a falar horas lol.

    dois links deste mesmo blog que podes encontar curiosidades e cultura.

    varias religiões e o véu http://averdadeesquecida.blogspot.com/2013/02/head-coverin-cobrir-cabeca.html

    a mulher e o véu http://averdadeesquecida.blogspot.com/2012/04/women-and-veil-indice-index.html

    ResponderEliminar
  6. Bom dia! Eu estou prestes a converter-me e gostaria de saber onde posso comprar o Hijab aqui em Portugal.

    Muito obrigada!

    ResponderEliminar