Gostaria de partilhar com quem quizer ler e com os meus irmãos e irmãs que falam a língua portuguesa esse artigo que saiu no semanário Expresso, o mais conceituado do país e que se encontra agora disponível online no seguinte link:
http://aeiou.expresso.pt/por-tras-do-veu=f590046
Acho que é um artigo pioneiro num país onde somente cerca de 1% da população é muçulmana, e onde desta, uma percentagem bem diminuta das mulheres usa o hijab no dia-a-dia. É um bom incentivo ao uso do hijab entre as irmãs e mostra claramente que é uma escolha em obedecer a Allah, e que a mulher que o usa não é nem oprimida nem fanática.
Precisamos que as irmãs não se envergonhem do lenço, que é um símbolo de sua submissão a Allah e também uma protecção.
Reparem bem nos comentarios a baixo do artigo.
Sinto muita pena dos "gajos" que comentaram o artigo daquela maneira, claro que cada um tem o direito a sua opinião mas não de uma maneira como estão a fazer.
Eu, tal como muitas outras, uso o hijab por que me faz sentir bem, sinto me protegida. Não sou feia e com os cabelos que dão inveja a qualquer mulher por causa do comprimento :-) já lá vaiiiiiiiiiiiii. Mas nunca gostei da forma como olhavam para mim, assim me sinto tão livre, tão bem. É a minha escolha e a minha opção. Assim como eu respeito a decisão das mulheres que mostram tudo e mais alguma coisa, a vida é delas e o problema é delas, assim eu quero que não se metam na minha vida.
Gostaria de ouvir a vossa opinião sobre o artigo, quando acabarem de ler.
E aqui vão FRAZES DO ARTIGO QUE ME CHAMARAM ATENÇÃO.
"Segue o Islão, não os muçulmanos." uma fraze do artigo que eu adorei. E a meu ver eu entendo a fraze como:
Muitos muçulmanos tem dado mau exemplo não só a Umma (comunidade islamica) mas tambem aos não muçulmanos. Muitos muçulmanos vivem o Islão de acordo com os custumes e leis do seu país ou povo, o que torna as coisas destorcidas, a religião é uma coisa e os custumes e habitos são outra coisa.
O Islão é uma religião imutável, não muda para agradar ninguem nem para não perder "adeptos" digamos assim. E quando temos alguma duvida podemos perguntar a alguem mas sempre procurar a resposta no Corão, e quando precisamos de um esclarecimento temos que ter o bom senso de filtrar as informações. Eu por exemplo já pedi informações a alguns muçulmanos que disseram o que ouviram ou a sua versão dos factos.
"Uma freira usa o véu por opção religiosa, porque é que com as muçulmanas não pode ser o mesmo?" Realmente sobre este aspecto eu não entendo qual é o drama.
"A Europa é tão democrática que devia aceitar o Islão como uma religião - e não como uma cultura invasora", defende. Talvez por isso seja contra o uso da burqua ou do niqab nos países ocidentais: "Tem de haver equilíbrio, e o isolamento excessivo dá má imagem da religião. Não posso falar à sociedade de dentro de uma caixa."
Ver tambem :
ResponderEliminarMulheres nas varias religiões e culturas
http://averdadeesquecida.blogspot.com/2011/05/mulher-nas-varias-religioes-e-culturas.html
The purposes of the "Hijab": As Finalidades do "Hijab":
http://averdadeesquecida.blogspot.com/2011/05/as-finalidades-do-hijab.html
Salam, abençoado seja 1433!
ResponderEliminarSaudades de suas visitas e comentários...
Waleicum salam querida
ResponderEliminare para ti tambem que seja abençoado
tenho tido pouco tempo, mas já normalizou :-P
Eu gostaria de saber se é ofensivo para uma jovem (22anos) que n conhece a cultura começar a usar o hijab? N gostaria de ofender ninguem, mas acho lindissimo
ResponderEliminarOlá Luisa, :-D
ResponderEliminarNão é ofensivo de maneira alguma, até porque no cristianismo e judaismo (religiões irmãs do islão) tambem falam sobre o véu.
Eu tenho conhecidas dos EUA e UK que são cristãs e usam o hijab e algumas frequentam as igrejas. Elas dizem que no inicio foi dificil pricipalmente a aceitação por parte dos mais velhos, mas elas tiveram o cuidado de mostrar partes da biblia que falavam sobre o lenço e tambem sitaram as imagens da virgem maria...... então acabaram por aceitar e é uma coisa normal no meio onde elas vivem.... (até as velhotas apoiam).............
Mas depende da mentalidade e do grau de ignorancia das pessoas, eu estive em portugal em agosto de 2012, numa aldeia ao pé de Bombarral, ... depois de voltar para o meu país tiveram o descaramento de me mandar dizer que na aldeia não gostam da minha maneira de vestir e para mudar................
Sabes, cada um é livre de fazer o que quizer, desde que não ofenda nem prejudique ninguem. A minha maneira de vestir não ofende nem prejudica a ninguem e é da minha conta como eu quero me vestir. Mas as pessoas são bastante hipocritas. Hoje em dia é normal mostrar tudo e mais alguma coisa, o contrario é aberração. :-/
Eu uso o lenço não só pela religião, mas pricipalmente porque me sinto confortavel, confiante e "protegida" (já que não há nada para ver). Tento usar roupas como calças, vestidos, tunicas.... parecer o mais normal aos olhos do ocidente, há quem goste e há quem tem a lata de dizer: tira o lenço porque eu não gosto.....
posso ficar aqui a falar horas lol.
dois links deste mesmo blog que podes encontar curiosidades e cultura.
varias religiões e o véu http://averdadeesquecida.blogspot.com/2013/02/head-coverin-cobrir-cabeca.html
a mulher e o véu http://averdadeesquecida.blogspot.com/2012/04/women-and-veil-indice-index.html
Bom dia! Eu estou prestes a converter-me e gostaria de saber onde posso comprar o Hijab aqui em Portugal.
ResponderEliminarMuito obrigada!