quinta-feira, 5 de maio de 2011

O "Hijab" ou Véu Islâmico

       Definição de "Hijab":
      
                 A questão do “hijab” ou véu islâmico é um ponto polêmico para
      os não-muçulmanos (e até para alguns muçulmanos).  Em primeiro lugar
      deve-se  definir o uso do termo “véu islâmico”.
     
Este termo frequentemente assume vários significados que vão desde a
      colocação de um lenço para cobrir os cabelos até um véu, no sentido real
      da palavra, cobrindo o rosto da muçulmana.
Deve-se ressaltar que a maioria dos estudiosos muçulmanos não consideram obrigatório cobrir o rosto, baseados em interpretações dos versículos do Alcorão e em um "hadith" do profeta (SAWS) que diz que a muçulmana deve cobrir todo o corpo, com exceção do rosto e das mãos (e eventualmente também os pés). 

Entretanto uma minoria considera a cobertura do rosto obrigatória ou pelo menos altamente recomendável.  De qualquer forma nada impede que a muçulmana
cubra o rosto se assim desejar, por acreditar que fica menos sujeita ao
assédio ou se considerar que é um dever religioso.

A definição de “hijab” ou véu islâmico adotada aqui seria a cobertura de
todo o corpo da mulher com exceção do rosto e das mãos.  Existem duas
correntes básicas com relação ao tipo adequado de "hijab" e se baseiam em
interpretações diferentes do significado da palavra árabe "jalabib",
plural de "jilbab" no versículo corânico referente ao uso do "hijab".
      "Ó Profeta, dize a tuas esposas, a tuas filhas e às mulheres dos crentes
      que (quando saírem) se cubram com suas "jalabib", ..."
      (Alcorão surata 33:59)
Uma se apega ao significado de "jalabib"  no período da revelação
corânica, que tinha um sentido amplo e não se referia a um modelo
específico de vestimenta. Sendo assim, entendem que qualquer vestimenta
que não seja justa e/ou transparente,  e que cubra o corpo da mulher com
exceção do rosto e das mãos, pode ser usada pela mulher muçulmana, não
havendo também qualquer especificação quanto à cor da roupa, embora o uso
da cor branca, por estar relacionada à pureza e ser mais agradável aos
olhos,  tenha sido recomendada pelo profeta Muhamad (SAWS) para homens e
mulheres.
       Dentro desta corrente, alguns argumentam que a mulher muçulmana não pode
      (ou não deve) vestir calças compridas, alegando que é uma vestimenta
      masculina e que um “hadith” do profeta Muhamad (SAWS) proíbe homens e
      mulheres de imitarem uns aos outros.
      
O uso de calça comprida como vestimenta exclusivamente masculina é padrão
de muitas culturas mas não de todas.  A roupa usada pelos homens árabes se
assemelha a um “vestido”, para os padrões ocidentais.  Por outro lado, a
roupa típica das paquistanesas, muçulmanas, é calça comprida combinada com
uma túnica longa.
Portanto, este argumento quando utilizado isoladamente
parece não ser forte ou convincente o bastante, principalmente se levado
em conta que o Islã tem uma mensagem universal, para todos os povos, e que
uma pessoa que se “converte” ao Islã não tem que abrir mão de sua cultura
original, a não ser no que conflitar com os ensinamentos islâmicos.
     
Quanto ao “hadith”  mencionado, alguns estudiosos entendem que uma análise
mais cuidadosa de seu conteúdo  sugere que a proibição de homens e
mulheres imitarem uns aos outros está mais ligada à recomendação de que
homens não tentem se passar por mulheres adotando seus gestos, etc.,  e
vice-versa.

      A outra corrente apresenta  justificativas para a adoção de um padrão mais
      "ortodoxo" de "hijab" e entende que a muçulmana deve usar a "jalabib" (ou
      roupa) utilizada pelas muçulmanas na época do Profeta especificando  um
      tipo ou modelo de roupa a ser adotado pela muçulmana. Este modelo seria um
      vestido longo, folgado e sem recortes, com o qual a palavra árabe
      "jalabib" foi associada posteriormente.
 Segue-se a isto a recomendação de cores escuras por serem mais sóbrias.  
      Quanto ao uso do véu, o entendimento em relação a obrigatoriedade de seu
      uso deriva da interpretação da palavra "khimar" no versículo do Alcorão.
      "...que cubram o peito com seus "khimar" (véus)..."
      (Alcorão surata 24:31)

      A maioria dos teólogos e tradutores do Alcorão concordam que esta palavra
      se refere a um lenço amplo usado pelas mulheres na época do Profeta (SAWS)
      que cobria a cabeça, pescoço e talvez os ombros, deixando o restante
      exposto. Portanto foi ordenado às mulheres que cobrissem também seus
      peitos continuando naturalmente a cobrir a cabeça, pescoço e eventualmente
      os ombros.



NIQAB


BURKA


Em baixo fotos de raparigas Egipcias. Em Exemplo de HIJAB, usado de maneira simples ou mais elaborada.
Desmistificando a ideia de que muçulmanas andam de preto e tapam a cara, etc.
Pode se usar uma tunica ou blusa de manga comprida com calças de ganga, saias, calças. De preferencia sem delinear muito o corpo (embora muitas o fazem e eu acho muito feio, e perdo o seu significado)






Embora eu tenha mostrado a minha mãe muitas fotos de hijabis ela continua como uma mula teimosa a não concordar em me deixar usar hijab. Eu neste momento tenho 23 anos de idade, sou maior e tomo as minhas decisões mas como eu vivo com ela é melhor não criar confusão.
O problema é que ao que parece pelas nossas conversas ela tem medo e vergonha por ela mesmo, da reação das pessoas conhecidas e não por mim. Isso já é egoismo e hipocrisia.


Eu vivo num país onde é normal andarem com roupas minusculas a mostrarem tudo e mais alguma coisa mesmo sendo gordas e feias. Então qual é o problema de eu querer usar hijab?????
Já que aqui é uma baderna????

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